[Transformice] Steam fraud

Recentemente, tivemos uma onda de banimentos permanentes no jogo e muitos jogadores perderam pelos em suas contas. Neste post, tentaremos explicar de maneira rápida e imparcial o ocorrido.

thumb-steam

O que aconteceu?

A questão central envolve morangos. O Transformice tem várias opções para comprar morangos: pelo celular, paypal ou steam. Um método para burlar a compra de morangos pela steam e obtê-los sem pagar foi descoberto e usado por diversos usuários durante vários meses, passando praticamente impune.

Como funciona o método?

O método (que já foi corrigido pelos administradores)  consistia em utilizar cartões de crédito clonados/roubados para realizar compras na Steam. Num primeiro momento, a compra era efetuada e só depois de um tempo a Steam percebia que ela foi realizada com cartão ilegal e cancelava a cobrança. O problema é que nesse meio tempo, o usuário que usou o cartão já tinha gastado o dinheiro em morangos, que não eram retirados mesmo depois que a Steam cancelava a cobrança.

Reforçamos que fazer compras com esse tipo de cartões de crédito é CRIME.

Que providências foram tomadas?

Os administradores baniram todas as contas que tinham em seu log cancelamentos de compras efetuadas pela Steam por cartões fraudados (por isso o banimento diz “Steam Fraud”). Jogadores que não colocaram morangos por esse método na conta, mas apenas receberam pelos comprados de maneira ilegal por outras pessoas (que não tem nem como recusar) não foram banidos, apenas tiveram os pelos removidos de suas contas.

Não iremos entrar no mérito do quão (in)justos foram os banimentos. A decisão de aplicar o banimento permanente em todas as contas que tinham pelo menos uma compra dessas foi dos administradores.

Considerações finais

No meio de toda a confusão, não tiveram lucros nem prejuízos (em dinheiro) para nenhum dos lados. As compras eram canceladas na Steam e, no jogo, as contas foram banidas e os pelos presenteados foram retirados. A Atelier801 não está com nenhuma dívida com a Steam.

Não foi divulgado quantas contas foram banidas e, caso o jogador queira discutir seu banimento, ele deve entrar em contato diretamente com os administradores pelo contact: www.transformice.com/contact

1 comentários: