Veja abaixo nossa história completa!
Equipe
O blog tem uma equipe pequena, mas dedicada: estamos sempre bem informados sobre os jogos e equipes oficiais, o que faz com que tenhamos sempre notícias em primeira mão. Devido a isso, nos tornamos referência no assunto.
Administradores
Rodybrazil - Rodrigo Mancini Encarregado de postar notícias, atualizações, artigos, colunas, divulgação do blog em redes sociais e no fórum, gravação e edição de vídeos para o canal, administrar o site, criação e edição de imagens para posts. |
|
Joaomanoel - João Manoel Encarregado de postar notícias, atualizações, artigos, colunas, divulgação do blog em redes sociais e no fórum, administrar o blog e edição do layout, CSS, HTML e questões internas. |
|
Rafaelmorai - Rafael Morais Encarregado de postar notícias, atualizações, artigos, colunas e divulgação do blog. |
Ilustrador/design/desenvolvimento
Lu_ny - Isa Encarregada pela criação de thumbnail para o canal e artes para o site/canal em geral. |
|
Lynezx - Mateus Araújo Encarregado de programar ferramentas para o site. |
Ausentes/Inativos
Apollo#8312 - Breno Magalhães Encarregado de postar notícias, atualizações, artigos, colunas e divulgação do blog. |
|
Kirbyfleur - Victor Castro Encarregado pela criação de artes para tirinhas. |
|
Qtmari - Mariana Lopes Encarregada do design e criação de artes para tirinhas e site em geral. |
|
Claumiau - Claudia Mazzuco Encarregada do design e criação de artes para tirinhas e site em geral. |
|
Ninguem - Gustavo T. dos Santos Inativo/Ausente. |
|
Liratinho Inativo/Ausente. |
- O Área 801 NÃO TEM afiliação com a Atelier 801 e nem com os desenvolvedores de quaisquer um dos jogos da empresa.
- Não estamos recrutando (por enquanto), por isso, não perca tempo pedindo formulário ou vaga!
Quer falar com a equipe para assuntos específicos, anúncios, parcerias, dúvidas, etc.? Utilize a nossa página de contato clicando aqui!
História do blog
Em setembro de 2010, eu (Ninguem) tive uma ideia após ver a Transformice Wiki: E se um blog noticiasse as coisas do Transformice para os brasileiros? Até o momento, desconhecíamos algum site com este propósito e o fórum do Transformice ainda não existia. Chamei o Joaomanoel e a Pockis, dois amigos que jogavam Transformice comigo e que tinham capacidade suficiente para levantar o blog comigo. Afinal, nos conhecemos em um chat de blogueiros!
Então criamos o blog em Blogger. Até o momento, era uma plataforma mais que suficiente para podermos fazer o que queríamos, postar tutoriais, informações e notícias do jogo. O tema era um padrão do Blogger.
Então, umas duas semanas depois, foi criado o Fórum do Transformice. Quase entramos em pânico. Como iríamos conseguir público se todo o público já tem um lugar para encontrar tudo? Principalmente, anúncios de atualizações eram as coisas mais fáceis de encontrar lá.
Então percebemos que o fórum era um lugar muito frio quando se tratava de se informar sobre o jogo, cheio de regras (mas muito menos do que hoje) e que podíamos filtrar as melhores coisas e anunciar com nossas próprias palavras, inclusive fazendo o que sempre fazíamos, ensinar Transformice.
Em busca de autores
Mudamos o layout do blog para um mais confortável e continuamos a noticiar os fatos do jogo. Nesta época tivemos mais dois integrantes na equipe do blog: Tainarak (linda <3) e Pistashi (faz uns desenhos maravilhosos). Mas em 2011 estes dois saíram, junto com a Pockis que já estava enjoada de pegar o queijo e entrar na toca.
Em outubro de 2011, mudamos mais uma vez o layout do blog para um mais bonito e com mais a cara do Transformice. Nesta época, fizemos mais uma seleção de autores para a equipe do blog. Nesta seleção vieram Jujubalu, Amaciadoo, Azulmice e Stroonda. Eles fizeram alguns posts, mas no final só restou o Amaciadoo na equipe.
Operação WordPress
Já fazia um tempo que o Joaomanoel me empurrava a ideia de migrar o blog para o WordPress, que teria algumas ferramentas legais e seria necessário pagar (me dava até medo dessa palavra). Eu não era muito fã de pagar para ter um blog, tanto que todo blog que fiz eu nunca sequer paguei o domínio dele (alguns ganhei de presente). Felizmente, o Joaomanoel é generoso o bastante para pagar. Nós já colocávamos anúncios no Blogger para tirar uma graninha, no WordPress eles foram mais generosos e acabaram sustentando o servidor do blog.
Só que teve um pequeno problema, os leitores simplesmente odiaram o layout que tínhamos escolhido (snif). Era um layout bem clean e acho que acabou ficando sério demais para um jogo de ratos. Com o teste dando fail, voltamos para o Blogger ainda com o desejo de migrar para o WordPress. Umas duas semanas depois, achamos o visual ideal para o blog em WordPress e finalmente migramos.
Perguntas & Respostas ou um fórum?
A ideia de fazer um Yahoo Respostas do Transformice veio de repente. Isto porque achamos um layout para WordPress que simulava um Yahoo Respostas, com ranking e tudo. Então lançamos o P&R, tudo bonitinho. O tema era tão perfeito que chegou a ser melhor que o do blog atual!
Então, o Joaomanoel me comunicou que comprou uma plataforma de fórum, foi aí que criamos o fórum do Transformice Blog. Com o fórum, fechamos o P&R, que acabou virando uma seção do fórum. Infelizmente, o fórum acabou ficando de lado e não teve muito uso. Isso porque já existiam dois fóruns ótimos: o oficial do Transformice e o do Cheeseformice. Não era necessário mais um.
Com a ideia de criar um portal para o Transformice, tivemos também o desejo de continuar o P&R nele. Criamos então o Área 801.
Após longos e dolorosos meses, lá estava o Área! Os primeiros meses foram os mais difíceis. Primeiro porque houve trilhões de mudanças de planos. Segundo porque houve diversas reformulações no layout. Mas de uma coisa não podemos reclamar: a organização e planejamento foram uma das melhores em todos os fan-sites que vi/participei.
O início ou fim de um projeto?
O Área lindo (<3) começou depois, como dissemos, do embalo com o Trans4mice e da nossa ideia inabalável de trazer um portal inédito e legal para os BRs que estavam sem opções de conteúdo de qualidade e interação, limitados apenas ao
CFM.
A partir disso, iniciamos novamente a nossa organização e idealização, desta vez fazendo novos layouts e um fórum privado para a postagem de centenas de tópicos com conteúdo que o portal teria, de modo que poderíamos discutir e aperfeiçoar as mesmas.
Apesar de tudo isso, notamos que o layout era muito simples - feito no Paint. Mas, para nossa salvação, a Mariloop nos ajudou: o refez totalmente no Photoshop e o deixou praticamente profissional.
Com o problema do layout resolvido, só nos restava o desenvolvimento. Cnpj codificava os layouts da Mariloop para CSS e o Lynezx fazia todo o sistema do Área. Algum tempo depois, contratamos mais programadores e ajudantes, sendo que
Rufflesdqjo, Lglobocom, Ratodisco e Rafaelfsilva ajudavam na programação geral, incluindo layouts.
Posteriormente, também houve o recrutamento de mais ajudantes, principalmente ligados ao design do portal, além de estagiários e autores para a criação de conteúdo.
E aqui estamos... De volta ao blog! Que coisa, não? Depois de tantos meses de esforço e preparação para o portal, passou 1 mês e ele foi fechado. O motivo foi uma junção de problemas, desde questões financeiras (visitas não estavam pagando o servidor), até o "abandono" dos outros jogos da Atelier 801, que nesse final de ano se focou exclusivamente no Transformice.
De volta às origens?
E aqui estamos... De volta ao blog! Que coisa, não? Depois de tantos meses de esforço e preparação para o portal, passou 1 mês e ele foi fechado. O motivo foi uma junção de problemas, desde questões financeiras (visitas não estavam pagando o servidor), até o "abandono" dos outros jogos da Atelier 801, que nesse final de ano se focou exclusivamente no Transformice.
A ideia seria fechar o site, mas dada a tradição do tfmblog, o Joaomanoel e o Rodybrazil reformularam uma versão de 2010 do TB, adaptando para ser seu verdadeiro sucessor. O site então voltou como blog e hoje continua como um dos mais visitados, sempre trazendo notícias exclusivas e inéditas!
No início de março de 2015, decidimos atualizar o layout. Buscamos manter a simplicidade, mas, ao mesmo tempo, atualizar as funções e dar uma aparência mais agradável ao site. Após muito debate, o design foi definido e - gradualmente - o site foi sendo ajustado: um layout responsivo foi implantado (se ajusta a qualquer tamanho de tela), páginas únicas para artigos especiais, posts-destaques e um menu muito mais limpo. Também atualizamos a logo e reformulamos algumas páginas (lista de títulos, medalhas, sobre).