Cuide bem da sua tribo


As tribos são um dos pilares que mantém os jogos da Atelier 801, principalmente o Transformice. Isto se deve ao fato de você estar sempre entre amigos, ou "amigos" entre aspas. Jogar com amigos torna qualquer jogo muito mais divertido, mesmo que seja um amigo que você conheceu no jogo em questão.

Mas tribos precisam ser administradas, precisa ter alguém para bater o martelo e tomar decisões que façam daquela tribo uma comunidade dentro da imensa comunidade chamada Transformice. Nem sempre é uma tarefa fácil, se os membros não ficarem satisfeitos, eles podem criar uma nova tribo com um novo líder e deixar o líder antigo mandar somente em si mesmo.

Uma tarefa importantíssima do líder é a segurança da tribo. Cabe ao líder manter a tribo segura contra possíveis fraudes, isto é, evitar que alguém faça seu império desabar. É disso que este post falará, de formas de manter a tribo segura e não deixar que caia em mãos erradas.

Dica 1: Não seja o líder

Isso é contraditório, mas você entenderá a ideia. Sabe aquele medo que você tem ao mudar o cargo de alguém e, sem querer, dar o cargo supremo de líder para ele? Pois é, isso realmente acaba com muitas tribos. Você vai lá, dá o cargo errado pra pessoa, então ela se revela como realmente é e começa a banir todo mundo da tribo.

Claro, há uma confirmação se você quer mesmo dar o cargo de líder, mas o medo é tanto que alguns acabam clicando no Sim. Por via das dúvidas era melhor nem ter essa opção de dar líder, não acha? Isso é fácil de resolver. A ideia é dar o cargo de líder para uma conta alternativa sua. Dessa forma somente aquela conta que você pouco jogará terá o pleno poder de dar líder, ou seja, você dará o cargo somente se quiser.

Aí o resto é fácil, crie um novo cargo supremo com todos os poderes, deixe no topo da lista e dê para você. Você pode inclusive dar este cargo para mais pessoas caso a ideia seja realmente ser administrado por várias pessoas, as vezes funciona. Mesmo se acontecer algum problema, você terá a conta alternativa como líder para as emergências.

Dicas 2: Recrutadores

Caso a ideia de sua tribo for de ser uma tribo mais reservada, com um recrutamento com requisitos de qualquer tipo, opte por não dar o poder de recrutar para qualquer um, é recomendado até mesmo criar um cargo somente para os recrutadores, aí você dá este cargo somente para os membros adestrados e que você sabe que não irão recrutar qualquer um, principalmente aqueles que a tribo expulsou.

Agora se a tribo será aberta para qualquer um poder recrutar, você deve tomar o mesmo cuidado. Neste tipo de tribo, não há como garantir a expulsão de um membro, já que a qualquer momento qualquer um dos duzentos membros podem recrutar o sujeito. Outro problema está no fato de alguém ter que dar o cargo para o membro poder recrutar mais pessoas, neste caso precisa ser alguém com cargo acima.

Com o poder de mudar cargo é necessária muita cautela, então o recomendado é criar um cargo acima do cargo dos membros recrutadores com o poder de mudar cargos, ou seja, o único cargo que ele pode dar é o de recrutar. Aí você dá este cargo para alguns membros confiáveis, não precisa ser pra todos os membros que chorarem por ele.

Dica 3: Os carrascos

O poder de expulsar membros é um dos maiores problemas, não dê esta autorização para qualquer um. O problema não é confiar, mas sim de alguém entrar na conta do sujeito e inventar de zoar a sua tribo.

O recomendado é que somente você e umas 5 pessoas, no máximo, tenham o poder de expulsar membros. Claro que ocorrem brigas e uma atitude sua é necessária, mas em muitos casos não é preciso alguém expulsar para que os barraqueiros saiam da tribo.

Dica 4: A mensagem de boas vindas

A autorização da mensagem de boas vindas é muito menosprezada pelas tribos, mas ela é muito importante. Imagine que é essa mensagem que alguém irá ler sempre que logar e sempre que abrir a janela da tribo. Então é necessário uma organização, coloque coisas relevantes nela que ajudem os membros a ficarem por dentro das últimas novidades da tribo. Você também não precisa ficar dando esse poder pra todo mundo, dê somente para quem você confiar. Sim, muita gente ficará implorando por esse poder e não fará nada de útil com ele.

Dica 5: O fórum

Com 500 queijos você compra uma tribo novinha em folha e um poderoso fórum. Dependendo de sua tribo, o fórum pode ser muito relevante, seja para interações entre os membros, seja para debates administrativos. O que importa é que você também precisa cuidar do seu fórum.

Se a sua tribo é "aberta" e recruta um monte de gente, você pode criar um cargo que imita os sentinelas e sai trancando tópicos irregulares. Olha que legal, mesmo não podendo mutar, você pode criar um cargo que não tem capacidade de postar nada e dizer para os sentinelas de sua tribo darem este cargo para os malfeitores que abusam da capacidade de criar tópicos e postar baboseiras.

Claro, não hesite em criar seções privadas para conversas sigilosas e falar mal dos seus membros. Mas o cuidado neste caso é dobrado, já que você precisa cuidar muito bem quem pode ler tais conversas. Você também precisa saber que, se você dá a autorização de moderar uma seção para alguém, o usuário poderá ver qualquer tópico deletado na seção em questão.

Seções públicas são um ótimo canal entre você e possíveis novos membros. Você pode criar uma seção em que não-membros podem apenas ler, ou então que eles podem apenas postar em tópicos já criados, ou até mesmo deixar eles criarem tópicos e fazerem a zona. Para estes dois últimos, é bom tomar cuidado com possíveis flooders de outras tribos. Bom, a primeira coisa a fazer nesses casos é reportar. Caso seja muito sério, feche as seções.

Dica 6: Sempre lá

Tribos tem prazo de validade, principalmente se ela tiver um nome de yogurte, e é possível que criem uma nova tribo com uma nova proposta e até que o líder desta nova tribo não seja você. Mesmo assim, é bom manter uma conta alternativa na sua tribo antiga, para que ela não seja perdida e, quem sabe, vocês voltem.

_______________________________________________

O que você achou das dicas? Você já seguiu alguma? Pretende seguir? Tem dicas para dar? Deixe seu comentário!

1 comentários: