Atelier responde #11

atelier-responde-img

Lembra do Atelier Responde? Não? Essa coluna, que começou nos primórdios do TB (Transformice Blog) sendo chamada de “Palavras dos Desenvolvedores” e depois com o nome atual no TB “moderno”, regressa com mais algumas perguntinhas e respostas direto do Tumblr da Melibellule. Confira!

P: Um boato anda rolando dizendo que o Celousco foi abandonado. Procede?

celousco-md

R: Hm, não completamente. Ele está pausado porque precisa de vários desenvolvedores ao mesmo tempo e Narayan está/estava ocupado com o fórum, então decidimos desenvolver um jogo de menor porte com Azrou paralelamente (Nekodancer).

Celousco será um jogo ambicioso, então naturalmente demorará mais que Bouboum ou Fortoresse, que demandam apenas duas ou três pessoas.

P: Vocês já consideraram a possibilidade dos morangos comprados funcionarem em todos os jogos da Atelier?

R: Ah, realmente essa é a ideia. Ao comprar morangos, poder usá-los em todos os jogos que os tenha. Seria ridículo separá-los. Mas este não é o problema aqui.

Sabemos que nossa comunidade geralmente joga mais de um de nossos jogos, mas nós ainda temos que pensar neles em separado. Queremos que novos jogadores venham ao Nekodancer, esses que nunca jogaram Transformice. Se já tivéssemos morangos logo de cara, iria afastar novos jogadores que procuram um jogo totalmente gratuito. No futuro, veremos se o interesse aumenta para desenvolver fraises para ele.

P: Quando poderemos comprar sushi ou outra forma de moeda no Nekodancer?

R: Decidimos deixar o Nekodancer sem Fraises (morangos), a menos que o jogo atinja um ponto crítico em número de jogadores ativos. Free-to-play só funciona com grandes massas de jogadores, como por exemplo quando 1 a 2% dos jogadores nunca compram algo num jogo.

Por enquanto, o banner de publicidade paga o servidor onde o Nekodancer roda. Veremos no futuro se micro-transações se aplicarão se o jogo realmente decolar.

P: (Holzinatoor) O que você acha das empresas que fazem jogos com design baseado no Transformice? Especialmente empresas chinesas, como 疯狂松鼠 (Crazy Squirrels), 笨笨跳跳 (Bonbon Jump Jump) etc. Você sabia? Irá puní-los?

crazy squirrels

R: Eu conhecia o Crazy Squirrels, mas o Bonbon não. Obrigado por avisar, haha! São mesmo imprudentes.

Sabemos que existem cópias, e também sabemos que é inevitável e vai acontecer de qualquer maneira, já que você não pode “patentear” uma ideia de um jogo.

Mas, honestamente, não nos incomoda tanto, estamos confiantes no nosso jogo e a única coisa que podemos fazer é continuar cuidando dele. Além disso, processar uma empresa chinesa seria tecnicamente impossível, então não vamos perder tempo com isso.

0 comentários:

Postar um comentário