Concurso de Mapas novembro/dezembro - Dicas

Você gosta de criar mapas e precisa de alguma inspiração? Os concursos de mapas são uma boa pedida, pois dão categorias definidas para que você crie um mapa para participar e, de quebra, ajudam a trazer ideias e aprendizados que você poderia não conseguir se fizesse somente os mapas que você quer.

Gostaria de participar de um? Então primeiro precisa saber como funciona. Cada edição do concurso com traz 4 categorias diferente para você se inscrever. Em cada categoria você pode se inscrever com apenas um mapa, e de preferência que sejam mapas novos, que você fez especialmente para o concurso (mas não tem problema participar com mapas antigos, é só preferência). Os três melhores de cada categoria ganharão prêmios em queijo e a oportunidade ter um mapa permanente rodando nas salas.

Neste post vou mostrar as quatro categorias da edição novembro/dezembro do concurso e dar algumas dicas para os mapas. Só fique atento que aqui são apenas opiniões pessoais, seguir à risca não fará você vencer e não seguir não fará perder. Não brigue comigo!

Categoria 1 - Mapa shaman com pisos de água


não faça mapa assim por favor
Requerimento: precisar da ajuda do shaman para completar e ter pisos de água que afetam a jogabilidade.

Na apresentação da categoria o texto diz que "a maioria dos mapas shaman não usam pisos de água", só que isso tem um motivo: mapas com água ficam extremamente difíceis para shaman e normalmente a Map Crew coloca os que tem para a categoria de dois shamans.

Seguindo isso, minha dica é que faça mapas em que a água não atrapalhe tanto e nem que o mapa precise de uma construção demorada até para quem usa o modo normal com pregos vermelhos. Ao fazer, pense em quem usa o hard e o modo divino. O terror do modo divino é a água. E claro, não vá fazer o mapa fácil de mais.

Categoria 2 - Mapa sem shaman com spawns múltiplos

nem vai valer first msm
Requerimento: não precisar da ajuda do shaman para completar (afinal, nem vai ter) e ter múltiplos pontos de spawn. Paa aprender a fazer spawns múltiplos clique aqui (guia Funções Secretas)

Pelo que deu a entender, essa é uma categoria que pede um mapa para p7, a categoria que passa em salas normais e deve ser fácil de completar por novatos. Além desse cuidado com a dificuldade, você precisa equilibrar a dificuldade entre os spawns. Não deixe um com mais vantagem do que o outro, tenha bom senso. Dicas para manter o equilíbrio é fazer mapas simétricos, mas você pode fazer coisas diferente como mudar a ordem dos obstáculos, só que é arriscado.

Categoria 3 - Survivor - Gravidade baixa/zero

imagem meramente ilustrativa, não há nuvens no espaço e nem ratos na lua

Requerimento: mapa sem toca que tenha uma gravidade menor que a original (10).

Essa é uma categoria bastante ambiciosa, pois simplesmente não existe um survivor com gravidade alterada. Como não jogo muito survivor, não tenho dicas sobre survivor especificamente, mas posso dar uma sobre a gravidade. Como a gravidade será reduzida, você pode abusar de pisos pequenos. Caso vá fazer um mapa com gravidade zero, recomendo que use pisos na diagonal para que os ratos consigam descer facilmente.

Categoria 4 - Natal


tem que apelar mesmo
Requerimento: precisa ter a ver com Natal.

Embora a categoria não seja especificamente de mapa arte, é certo que o vencedor será um mapa de arte. E digo mais, será com um desenho feito no Viprin's Drawing Editor (clique no nome caso não conheça). Mesmo que você possa fazer um mapa simples que lembre Natal e que tenha as decorações de Natal, não chegará aos pés de algo que tem um desenho que mostra o Natal bem na sua cara. Não que eu concorde com isso, mas é a realidade.

--------

Ficou animado a participar de alguma categoria? Então clique aqui e acesse o tópico oficial do concurso no fórum. Leia atentamente para saber como fazer sua inscrição. Até mais e boa sorte!

0 comentários:

Postar um comentário