Analisando Sugestões - Atalhos no teclado?

destaque1


Oi gente, eu sou o None! Eu dei uma pequena sumida no jogo nos últimos tempos, mas eu ainda lia o fórum, principalmente a seção de sugestões. Me anima muito ver as ideias que os jogadores tem para o jogo. Gosto de discutir nos tópicos os impactos que as sugestões trariam, positivas ou negativas.

Então daí me surgiu a ideia de trazer pra cá uma coluna antiga do Joaomanoel, que era as Sugestões da Semana, nela o Joaomanoel trazia algumas sugestões em destaque para uma maior divulgação. Em pouco tempo as sugestões acabaram ficando muito parecidas, não tinha muita coisa nova para postar e a coluna morreu.

Então venho com uma ideia diferente, trazer uma ou algumas sugestões sobre um mesmo tema e dissertar um pouco com vocês os impactos que elas trariam para o jogo, de forma parecida com o que eu faço no fórum. Espero que vocês gostem e, claro, não deixem de postar suas opiniões sobre as sugestões, tanto aqui quanto no tópico original.

Hoje eu trago pra vocês algumas sugestões que envolvem atalhos no teclado. Uma altera os atalhos dos itens de Shaman, uma que coloca atalhos em mapas de transformação e uma que coloca atalhos para uso imediato de consumíveis.

[Cayoh] Mudar o item que o shaman escolhe apertando os números de 1 a 9.


Título auto-explicativo. Ignorando a descrição confusa no fórum, temos uma sugestão simples que auxiliaria muito os Shamans. Você poderia alterar os atalhos de teclado, que atualmente são baseados na ordem em que os itens aparecem no menu de objetos de Shaman.

Exatamente por ser baseado no menu de objetos, os atalhos atuais acabam sendo confusos algumas vezes. No modo normal, o atalho 2 serve para invocar Spirit; No hard mode, o Totem; já no divino é o Balão, que nos outros dois modos corresponderia ao atalho 3.

Isso acontece porque no modo divino não há um item exclusivo para a tecla 2, então todos os itens seguintes foram movidos uma posição antes, tornando as coisas ainda mais confusas caso você jogue alternando entre modo divino e os outros. Um objeto que você usa numa tecla X no modo divino, agora tem que ser usada na tecla X+1 caso você mude de modo.

A diferença entre atalhos dependendo do modo de jogo

E as coisas pioram no mapa 69. Como no mapa são permitidos apenas setas e bolas originalmente, os itens de habilidades acabam ocupando os outros 7 espaços vazios. A posição dos itens muda conforme as habilidades que você desbloqueou, ficando diferente a cada habilidade que você desbloqueia. Já no modo survivor, os cannons foram movidos para as três primeiras posições, justamente para ficar fácil acessá-los.

Personalizar teclas em jogos online virou quase que uma obrigação para jogos onde você adquire habilidades e monta estratégias. No Transformice falta apenas isso para que os Shamans consigam usar plenamente suas habilidades. Imagina você colocar Queijo, Toca, Tábua Grande (a da habilidade), Teleport, tudo nas teclas, sem precisar procurar o objeto no menu, simplesmente sabendo a tecla correta, pois foi você que definiu.

O jogador Iaieiuioia fez outro tópico sobre isso, com algumas imagens e dando a possibilidade de mudar a ordem dos objetos no menu também, onde a ordem dos objetos continuaria afetando a ordem dos atalhos. Porém eu acho isso meio estranho, já que se o item está muito bem acessível no atalho, ele não precisa estar acessível no menu. Seria interessante definir as duas coisas individualmente, você definir itens muito utilizados nos atalhos e outros itens menos utilizados no topo do menu.

[Gabriegatobo] colocar atalho em tecla para o mapa de transformação

http://atelier801.com/topic?f=6&t=833044

Os mapas de transformação são mapas polêmicos. Não há Shaman e todos os ratos devem cooperar para que alguem pegue o first. Até parece que os jogadores vão cooperar para isto. Numa sala com 25 ratos este tipo de mapa é um caos e os próprios administradores proibiram esses mapas de aparecerem em salas com 20 ou mais ratos.

Já que esses mapas não são mais mapas de cooperação, que tal "transformar" em mapas de habilidade? Geralmente quando esse mapa aparece, os jogadores tentam completar o mapa sozinhos, fazendo o velho truque de se transformar numa tábua para passar por cima de nuvens ou então se transformando em caixas para escalar os outros ratos-caixa.


Atualmente para você jogar esse tipo de mapa, você deve ficar com uma mão no teclado e outra no mouse, clicando nos botões que irão transformar seu rato. Isso é extremamente cansativo, fora que você deve ficar com um olho no rato e outro no cursor do mouse para não errar o clique.


Colocando atalhos, iguais os do Shaman, já seria meio caminho andado e os mapas se tornariam ainda mais interessantes.

[Thyu53] Letras nos consumíveis



Os consumíveis sofrem de algo parecido com os mapas de transformação: você deve clicar no botão que ativará o consumível. Para você tirar maior proveito de um consumível, é necessário uma certa habilidade para clicar na hora certa, isso se você estiver com o cursor do mouse no botão preparado para usar. Definir teclas para cada consumível auxiliaria na utilização, fora que é mais um ponto estratégico que muitos jogos tem por aí.


A sugestão do Thyu53 pede que possa ser definido uma tecla personalizada para cada consumível, mas eu acho que poderia ser ainda mais simples. Deixar o próprio Tigrounette (administrador do jogo) definir três teclas em sequência no teclado (como H, J e K) e fazer com que elas correspondam aos 3 consumíveis equipados pelo inventário. Então caberia ao jogador equipar os itens na ordem que fosse melhor.

------------

Se vocês gostarem talvez eu escreva mais posts como este. Quem sabe vira mesmo uma nova coluna no Área? Deixem suas opiniões sobre as sugestões nos comentários e, claro, apoiem as sugestões que vocês mais gostam no fórum. Até mais e se cuidem!

0 comentários:

Postar um comentário